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terça-feira, 30 de abril de 2019

Ementas dos grupos de estudos de 2019.1


O gênero da dádiva:
Problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na melanésia
Marilyn Strathern


Ementa: O grupo de estudos visa promover discussões teóricometodológicas no campo dos estudos de gênero, sexualidades e feminismo(s), a fim de refletir sobre as diferentes formas de compreender e interpretar realidades diversas, a partir de discursos, práticas e interações constituídas e outorgadas culturalmente através das relações de gênero. Para tanto, pretende-se, a partir da leitura da obra “O gênero da dádiva” de Marilyn Strathern, propiciar reflexões e debates sobre a importância dos estudos de gênero como esteio para a construção e desconstrução de formas de investigação, como a antropologia e dos pressupostos analíticos e políticos do feminismo, que são questionadas pela autora em sua obra. A autora confronta saberes legitimados pela retórica ocidental, tendo a “dádiva” como uma atividade simbólica à qual ecoa seus movimentos interpretativos entre os pontos de vista antropológicos e feministas.

Facilitadorxs: Pesquisadorxs do Nuss.

Dia/horário: Quinta-feita, 13-16 horas.

Calendário

Dia 04/04 – Apresentação do grupo, leitura e discussão da Introdução do livro O gênero da dádiva – Introdução – Estratégias antropológicas. (pags 27-52)

Dia 25/04 – Leitura e discussão - Introdução (cont.) - Um lugar no debate feminista. (pags 53-80)

Dia 09/05 -Leitura e discussão Parte I, ponto 3 - Grupos: Antagonismo sexual nas terras altas da Nova Guiné. (pags 81-114)

Dia 23/05 - Leitura e discussão Parte I, ponto 4 -  Domínios: modelos masculinos e femininos. (pags 115-158)

Dia 06/06– Leitura e discussão Parte I, ponto 5 -  Poder: afirmação e contra afirmações. (pags 159-206)



Sociologia das sexualidades

Ementa: O grupo visa promover discussões teórico-metodológicas no campo das sexualidades e a construção das pesquisas em torno do tema, a fim de compreender diferentes estratégias de interação dos agentes sociais no campo e suas implicações nos modos de produção do conhecimento. Para tanto, pretende-se, a partir da leitura e problematização dos textos, conhecer e compreender os estilos de pesquisa e metodologias utilizadas, bem como os alinhamentos teóricos percorridos na produção das pesquisas.


Facilitadorxs: Pesquisadorxs do Nuss.

Dia/horário: Sexta-feira, 14 - 16 horas.


Calendário

Dia 05/04 – Apresentação do grupo, leitura e discussão do texto VALE, Alexandre Fleming Câmara. Subjetividade Queer e a construção cultural da diferença dos sexos. Tese de doutorado – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2005. Páginas 61 a 90.

Dia 26/04 – Leitura e discussão do texto PELÚCIO, Larissa. Amor em tempos de aplicativos: masculinidades heterossexuais e a negociações de afetos na nova economia do desejo. 2017. . Tese (livre-docência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.  Páginas 9 a 68.

Dia 10/05 -Leitura e discussão dos textos Facchini, Regina. Vinte anos depois: mulheres, (homo)sexualidades, classificações e diferenças na cidade de São Paulo. In.: Revista Gênero, v. 9, p. 195-223, Niterói, 2008.
Miskolci, Richard. A teoria Queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. In.: Revista Sociologias, ano 11, nº 21, jan/jun, p. 150-182, Porto Alegre, 2009.

Dia 24/05- Leitura e discussão do texto BENTO, Berenice. A Reinvenção do Corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro, Gamond, 2006. Páginas 19 a 39.

Dia 07/06– Leitura e discussão dos textos  BRAZ, Camilo Albuquerque de. “Vestido de Antropólogo”...uma etnografia imprópria. In.: À meia-luz: uma etnografia imprópria dos clubes de sexo masculinos. Tese de doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Programa de doutorado em Ciências sociais, 2010. Páginas 13 a 50;
Joca, Alexandre Martins. Entre Anjos: uma etnografia sobre juventudes e sexualidades. In.: Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis. 2.ed. Curitiba, CRV, 2016.

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