Grupo
de Estudos: Os caminhos e descaminhos da escrita – NUSS 2020.2
Proposta: O grupo tem como objetivo
promover uma discussão sobre a experiência da escrita na vida dos participantes
(escrita acadêmica e outras escritas), sendo o debate incentivado por meio da
leitura de artigos, capítulos de livros, poesias e contos, de modo a promover
uma perspectiva ampla do ato de escrever. Com isso, iremos refletir sobre os
atravessamentos que constituem as condições e trajetórias de escrita, tais como
corpo, gênero, raça e classe. Além disso, também pensaremos sobre o lugar da
criatividade no ato de escrever, da subjetividade inscrita no texto e da
escrita enquanto forma de expressão de arte e resistência. Conjuntamente às
leituras será proposto a cada encontro um exercício de escrita, como forma de
exercício prático, de modo a produzir material que trate das questões
suscitadas pelos textos.
Facilitadoras:
Marcelle
Silva, Rachel D’Amico e Raquel Mesquita
Horário:
19
– 20 horas, às quintas
Frequência:
Semanal
Início:
25/02
Término:
01/04
Total de encontros: 6
Inscrições: enviar seu nome completo e e-mail para nuss.ufc@gmail.com
Sugestões de leitura e proposta de exercícios:
25/02
- “Falando em línguas” com Gloria Anzaldúa
ANZALDÚA, Gloria.
"Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro
Mundo". Trad. Édina de Marco. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 1, p.
229-236, 2000.
Exercício 1: Qual o
lugar da escrita na sua vida?
Quando aprendeu a
escrever, foi fácil/difícil? Em que momentos você escrevia ou escreve? Mandava
bilhetinhos, escrevia em disparate, diário, caderno de reflexões? Quando chegou
na universidade como foi escrever de forma acadêmica? Quais sentimentos você
observa em si mesmo quando precisa escrever um texto acadêmico?
04/03
– Um diálogo entre Audre Lorde e Ana Cristina Cesar
Prefácio, Introdução e “A
transformação do silêncio em linguagem e ação”. In: LORDE, Audre. Irmã
outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
Poemas de: CESAR, Ana
Cristina. Poética. Companhia das Letras, 2013.
1⁰ " meia-noite,
16 de junho"(p. 37)
2⁰ - "olho muito
tempo...(p. 19)
3⁰ - "18 de
fevereiro " (p. 33)
4⁰ - " este livro
" ( p. 96)
5⁰ - " onze horas
" (p. 145)
6⁰ - " tenho uma
folha branca..." (p. 161)
Exercício 2: Reescreva
uma poesia/Traga uma poesia recorrente na sua vida/Escreva uma poesia sobre qualquer
coisa que atravesse você.
11/03
– Pensando as travessias com Paul Preciado
“Crônicas de travessia”
e “Carta de um homem trans ao antigo regime sexual”. In: PRECIADO, Paul. Um
apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
Exercício 3: Escreva uma
carta ao seu corpo: o que você gostaria de dizer a ele? Quais histórias seu
corpo conta? Como é sua relação com seu corpo? O que a imagem do seu corpo faz
você sentir?
18/03
– Feminismos e a escrita de si
“Feminismos, artes do
viver e escrita de si”. In: RAGO, Margareth. A aventura de contar-se:
feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora
da Unicamp, 2013, pp. 42-59.
Exercício 4: Quem é
você na escrita? Escolha um artigo ou trabalho que você escreveu e releia.
Agora escreva sobre a sua própria escrita. Você se reconhece no texto que
escreveu? Como você aparece na sua própria escrita? Quais marcas do seu “eu”
você deixou no texto?
25/03
– Um encontro com Tim Ingold
INGOLD, Tim. 2016.
Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia.
Educação, v. 39, n. 3, p. 404-411, 2016.
Exercício 5: Registre
com seu celular imagens cotidianas simples (objetos, situações), selecione uma e
escreva sobre ela: o que ela te faz lembrar? O que te faz sentir? Qual história
essa imagem conta? O que você pode aprender com essa imagem?
01/04
– Criando mundos possíveis
Exibição do vídeo da
Ursula Le Guin + reflexão sobre escrita como criação de mundos possíveis
Exercício 6: Escreva
sobre como seria um dia de sua vida “em um outro mundo”. Descreva esse mundo,
como seriam as pessoas, as relações, o trabalho desenvolvido pelas pessoas, as
formas de lazer, como essas pessoas se vestiriam, como elas se alimentam, quais
são os seus dilemas morais? E você: qual posição social ocuparia nesse mundo,
quais preocupações teria, o que realizaria?
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