segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Programação do grupo de estudos "Caminhos e descaminhos da escrita"

 


Grupo de Estudos: Os caminhos e descaminhos da escrita – NUSS 2020.2


Proposta: O grupo tem como objetivo promover uma discussão sobre a experiência da escrita na vida dos participantes (escrita acadêmica e outras escritas), sendo o debate incentivado por meio da leitura de artigos, capítulos de livros, poesias e contos, de modo a promover uma perspectiva ampla do ato de escrever. Com isso, iremos refletir sobre os atravessamentos que constituem as condições e trajetórias de escrita, tais como corpo, gênero, raça e classe. Além disso, também pensaremos sobre o lugar da criatividade no ato de escrever, da subjetividade inscrita no texto e da escrita enquanto forma de expressão de arte e resistência. Conjuntamente às leituras será proposto a cada encontro um exercício de escrita, como forma de exercício prático, de modo a produzir material que trate das questões suscitadas pelos textos.

Facilitadoras: Marcelle Silva, Rachel D’Amico e Raquel Mesquita

Horário: 19 – 20 horas, às quintas

Frequência: Semanal

Início: 25/02

Término: 01/04

Total de encontros: 6

Inscrições: enviar seu nome completo e e-mail para nuss.ufc@gmail.com


Sugestões de leitura e proposta de exercícios:

25/02 - “Falando em línguas” com Gloria Anzaldúa

ANZALDÚA, Gloria. "Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro Mundo". Trad. Édina de Marco. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000.

Exercício 1: Qual o lugar da escrita na sua vida?

Quando aprendeu a escrever, foi fácil/difícil? Em que momentos você escrevia ou escreve? Mandava bilhetinhos, escrevia em disparate, diário, caderno de reflexões? Quando chegou na universidade como foi escrever de forma acadêmica? Quais sentimentos você observa em si mesmo quando precisa escrever um texto acadêmico?

 

04/03 – Um diálogo entre Audre Lorde e Ana Cristina Cesar

Prefácio, Introdução e “A transformação do silêncio em linguagem e ação”. In: LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

Poemas de: CESAR, Ana Cristina. Poética. Companhia das Letras, 2013. 

1⁰ " meia-noite, 16 de junho"(p. 37)

2⁰ - "olho muito tempo...(p. 19)

3⁰ - "18 de fevereiro " (p. 33)

4⁰ - " este livro " ( p. 96)

5⁰ - " onze horas " (p. 145)

6⁰ - " tenho uma folha branca..." (p. 161)

Exercício 2: Reescreva uma poesia/Traga uma poesia recorrente na sua vida/Escreva uma poesia sobre qualquer coisa que atravesse você.

 

11/03 – Pensando as travessias com Paul Preciado

“Crônicas de travessia” e “Carta de um homem trans ao antigo regime sexual”. In: PRECIADO, Paul. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

Exercício 3: Escreva uma carta ao seu corpo: o que você gostaria de dizer a ele? Quais histórias seu corpo conta? Como é sua relação com seu corpo? O que a imagem do seu corpo faz você sentir?

 

18/03 – Feminismos e a escrita de si

“Feminismos, artes do viver e escrita de si”. In: RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013, pp. 42-59.

Exercício 4: Quem é você na escrita? Escolha um artigo ou trabalho que você escreveu e releia. Agora escreva sobre a sua própria escrita. Você se reconhece no texto que escreveu? Como você aparece na sua própria escrita? Quais marcas do seu “eu” você deixou no texto?

 

25/03 – Um encontro com Tim Ingold

INGOLD, Tim. 2016. Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia. Educação, v. 39, n. 3, p. 404-411, 2016.

Exercício 5: Registre com seu celular imagens cotidianas simples (objetos, situações), selecione uma e escreva sobre ela: o que ela te faz lembrar? O que te faz sentir? Qual história essa imagem conta? O que você pode aprender com essa imagem?

 

01/04 – Criando mundos possíveis

Exibição do vídeo da Ursula Le Guin + reflexão sobre escrita como criação de mundos possíveis

Exercício 6: Escreva sobre como seria um dia de sua vida “em um outro mundo”. Descreva esse mundo, como seriam as pessoas, as relações, o trabalho desenvolvido pelas pessoas, as formas de lazer, como essas pessoas se vestiriam, como elas se alimentam, quais são os seus dilemas morais? E você: qual posição social ocuparia nesse mundo, quais preocupações teria, o que realizaria?

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