Pesquisas


2011 - 2012    A produção das Ciências Sociais no Ceará sobre Corpo, Gênero e Sexualidade
Descrição: Trata-se de uma proposta de investigação que pretende mapear a produção de pesquisas sobre gênero, corpo e sexualidade nas ciências sociais no Estado do Ceará. Utilizaremos, na pesquisa, a produção de trabalhos acadêmicos na forma de monografias, dissertações e teses defendidos e aprovados em Universidades cearenses (UFC, UECE, UNIFOR, UVA e URCA). A partir de uma pesquisa exploratória preliminar, assumimos como hipótese de trabalho que a produção de pesquisas sobre gênero, corpo e sexualidade, nos cursos de graduação e pós-graduação, ao longo dos 40 anos das ciências sociais no Ceará, revela que aquele campo de estudo tem dado uma relevante contribuição para a formação dos cientistas sociais cearenses, assim como para a consolidação de cursos de graduação e pós-graduação no Estado,além de ter um papel importante na formação de profissionais e gestores públicos que lidam com populações em situação de vulnerabilidade social. A visibilidade dos estudos e pesquisas sobre gênero, corpo e sexualidade descreve uma trajetória de expansão: de campo minoritário e marginal vai, progressivamente, merecendo maior atenção de pesquisadores, caracterizando-se, hoje, como uma das linhas de pesquisa centrais na formação de bacharéis, mestre e doutores em ciências sociais no Estado, formando uma ampla rede de sujeitos, saberes e instituições. Os objetivos da pesquisa são os seguintes: 1. Mapear a produção de pesquisas e elaborar um catálogo sobre o estado da arte da produção socioantropológica sobre gênero, corpo e sexualidade nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais no Ceará; 2. Identificar os marcos conceituais e as abordagens metodológicas acionados nessas pesquisas; 3. Identificar redes de pesquisadores e núcleos de pesquisa articulados em torno de investigações sobre gênero, corpo e sexualidade. Serão utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: análise de documentos e levantamento bibliográfico; análise de conteúdo; entrevistas e observação parti.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Nathália Sobral de Souza - Integrante / Vivian Matias dos Santos - Integrante / Ismênia de Oliveira Holanda - Integrante / Raquel Guimarães Mesquita - Integrante / Luana Carolina Braz de Lima - Integrante / Mayara Magalhães Martins - Integrante / Marcelle Jacinto da Silva - Integrante / Alessandra Alves de Moura - Integrante / Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Outra.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5.


2010 - 2012    Envelhecimento Homossexual: Representações, Experiências de Sociabilidade e Desafios Políticos Relativos à Cidadania de Gays Idosos
Descrição: Projeto aprovado no Edital Universal MCT/CNPq n 14/2010. Este projeto está no âmbito da sociologia da sexualidade e do corpo, e incide sobre processos de investigação sobre envelhecimento, homossexualidade masculina e cidadania sexual (WEEKS, 2001; 1998) tomando como eixo analítico-metodológico as linguagens, representações, experiências de sociabilidade (familiar, erótica e redes associativas) e desafios de construção da cidadania do gay senior no Brasil. Por meio de metodologias qualitativas, notadamente a utilização de grupos focais (grupos de discussão), entrevistas e estudos de caso, prevê-se a produção dos seguintes produtos: seja a produção de instrumentos metodológicos para o trabalho coletivo com os sujeitos visados nesta pesquisa, seja a produção de material para melhor conhecimento da experiência social de envelhecimento homossexual em nossa sociedade, material este que pode subsidiar intervenções públicas e ajudar a combater, em diversos níveis, a desinformação, a invisibilidade e o preconceito de que são alvos os gays da terceira idade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 36 / Número de orientações: 7.

2010 - Atual   Corpo, Gênero e Sexualidade
Descrição: Trata-se de um Grupo de Pesquisa, no âmbito do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC), que reúne iniciativas de pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação, com o intuito de fornecer instrumental teórico-analítico e metodológico para suas pesquisas, assim como dar visibilidade ao campo de pesquisas sobre identidades, sexualidades e corporalidades nas ciências sociais, destacando contextos tradicionais e deslocamentos nas experiências envolvendo identidades de gênero, sexuais, geracionais, culturas corporais e eróticas. O GT pretende proporcionar o diálogo sobre questões como: gênero e novas construções identitárias; violência sexual contra mulheres, crianças, homossexuais, transexuais e travestis; intervenções médicas e tecnológicas sobre o corpo e produção de bioidentidades; saúde sexual e reprodutiva; aborto; educação sexual; sexualidade de crianças, jovens e velhos; impactos da Aids sobre o imaginário corporal e sexual; prostituição e turismo sexual; pornografia; direitos sexuais e reprodutivos; políticas sexuais dissidentes e direitos LGBTs; injustiça erótica e cidadania sexual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Mestrado acadêmico ( 6) / Doutorado ( 6) .
Integrantes: Janaína Zaranza - Integrante / Nathália Sobral de Souza - Integrante / Erivaldo Teixeira - Integrante / Teljunior Cândido de Oliveira - Integrante / Daniel Rogers de Souza Ferreira - Integrante / Vivian Matias dos Santos - Integrante / Cristovam Colombo Cirqueira Ferreira Filho - Integrante / Érika Bezerra Meneses Pinho - Integrante / Ismênia de Oliveira Holanda - Integrante / Raquel Guimarães Mesquita - Integrante / Luana Carolina Braz de Lima - Integrante / Mayara Magalhães Martins - Integrante / Marcelle Jacinto da Silva - Integrante / Alessandra Alves de Moura - Integrante / Maria Lourdes dos Santos - Integrante / Maria Rosângela de Souza - Integrante / Kelma Lima Cardoso Leite - Integrante / Francis Emmanuelle Alves - Integrante / Camila Oliveira de Almeida - Integrante / Francisco Daniel Iris Goiana - Integrante / Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 52 / Número de orientações: 22.

2009 - Atual   Psicanálise & Ciências Sociais
Descrição: Grupo de pesquisa vinculado ao Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS) da UFC e cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Trata-se de uma atividade de pesquisa coletiva, envolvendo alunos de graduação, pós-graduação e professores. A cada ano, um tema é eleito para animar leituras, discussões e produções coletivas. No ano de 2010, o tema foi "Teoria queer e psicanálise". No ano de 2011, trabalhou-se sobre o tema: "Intersecções do sujeito e do social: Norbert Elias leitor de Freud". No ano de 2012, o tema será: Amor, ódio, inveja e reparação - Rumo a uma etnopsicanálise dos afetos"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 12) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 4) .
Integrantes: ANDRÉA BORGES LEÃO - Integrante / Janaína Zaranza - Integrante / Nathália Sobral de Souza - Integrante / Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas - Integrante / Vivian Matias dos Santos - Integrante / Érika Bezerra Meneses Pinho - Integrante / Ismênia de Oliveira Holanda - Integrante / Raquel Guimarães Mesquita - Integrante / Luana Carolina Braz de Lima - Integrante / Mayara Magalhães Martins - Integrante / Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 8.

2008 - 2010    Envelhescências: figurações do envelhecimento no contexto do feminino e da homossexualidade
Descrição: Projeto vinculado ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/UFC. Este Projeto de pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários , do PPG em Sociologia da UFC e às atividades do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS), junto ao Departamento de Ciências Sociais da UFC. A presente proposta se inscreve no campo dos estudos de sociologia da família e das relações de gênero, e dá continuidade a reflexões anteriores (Paiva, 2007a;2007b; 2006), pretendendo abordar, a partir de um olhar sócio-antropológico, as figurações do envelhecimento a partir dos contextos específicos do feminino e da homossexualidade. Tem como objetivo principal envolver bolsistas de iniciação científica (no caso, trabalho com dois alunos) em iniciativas de investigação sobre representações acerca da velhice em curso em nossas sociedades atuais, utilizando como estratégia metodológica a análise das figurações do envelhecimento em narrativas literárias e fílmicas, elegendo o feminino e a homossexualidade como contextos privilegiados de pesquisa. Bolsistas: Nathália Sobral de Souza e Rodrigo Noronha Pinto .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.Número de orientações: 3.

2008 - 2010    Melancolia de gênero e envelhecimento homossexual
Descrição: Este projeto de pesquisa foi aprovado como parte das atividades docentes no Departamento de Ciências Sociais da UFC. Vinculado ao Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS). A pesquisa que propomos quer dar conta, numa abordagem sócio-antropológica, da temática do envelhecimento homossexual. Através de levantamento bibliográfico e trabalho de campo, levantam-se as seguintes questões: Como caracterizar os modos de vida, o ethos de indivíduos homossexuais maduros e/ou velhos? Quais suas estratégias relativas às práticas amorosas, à constituição de vínculos em substituição dos vínculos advindos do casamento (constituição de família)? Quais os esquemas adotados de apreensão de suas trajetórias de vida (memória)? Como se dão as negociações com outros segmentos homossexuais e como avaliam os modos de vida gay e as homossocialidades? Toma-se como chave a noção de melancolia homossexual, que descreve o trabalho jamais concluído de elaboração da perda do objeto heterossexual (família, filhos, inclusão no laço social) estabelecido como meta normativa sócio-sexual. A partir desse referencial teórico, pretende-se compreender os mecanismos de produção de isolamento e solidão que se vão impondo ao homossexual à medida de seu envelhecimento. Teríamos, junto a estes sujeitos, uma imposição de invisibilidade reduplicada, uma conspiração de silêncio contra a velhice e contra a homossexualidade. Como se dá a constituição de um modo de vida gay (segundo Foucault) quando a estética da virilidade, da juventude, o imaginário de saturação sexual que ronda a homossexualidade impõem uma posição de marginalização dos homossexuais velhos? Para dar conta desse complexo de interrogações, elegemos como eixos analíticos a crítica queer do sistema de gêneros e da heterossexualidade compulsória (pós-feminismo), interpelada pela leitura psicanalítica dos processos subjetivos de identificação e dos mecanismos de perda do objeto (luto e melancolia), assim como as articul.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1.

2008 - 2010    Novos atores, novas demandas: avanços e recuos na Segurança Pública no Ceará
Descrição: Pesquisa contemplada com Edital FUNCAP. Coordenada pelo Prof. Dr. César Barreira (LEV-UFC). Objetivo central: Analisar a dimensão relacional estabelecida entre um campo de experiências, sentimentos e conflitos sociais e ações implementadas na área de segurança pública, tendo como referência a prevenção da criminalidade e da violência, e valorização de ações inovadoras Desenvolvo o sub-projeto: Sociabilidades urbanas e fluxos de desejo homossocial: Desafios da construção da cidadania LGBT no Ceará.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 3) .
Integrantes: IRLYS ALENCAR FIRMO BARREIRA - Integrante / CÉSAR BARREIRA - Integrante / CELINA AMÁLIA RAMALHO GALVÃO LIMA - Integrante / Leonardo Damasceno Sá - Integrante / Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1.

2006 - 2010    Conflitos Sociais, Política e Identidades Culturais
Descrição: O presente projeto busca realizar uma interface entre temas que atravessam diferentes aspectos da vida social: política, identidades culturais e conflitos sociais. São temas que dizem respeito a propostas de investigação desenvolvidas por diferentes pesquisadores com repercussões no plano didático e no âmbito da pesquisa comparada. Um dos eixos temáticos fundamentais que fazem parte desse conjunto de reflexões analisa os conflitos na esfera do chamado campo político. Expressões de visibilidade variada, concernentes tanto às disputas de poder construídas no momento eleitoral, como situações mais permanentes de luta por hegemonia entre agrupamentos políticos. Também aqui destacam-se modos diferenciados de expressão dos conflitos como percepções diversificadas sobre o lugar que ocupam na dinâmica sócio-política. Conflitos familiares ou conflitos de poder podem ser expressões oportunamente designadas, dependendo das situações ou contextos de referência. O objetivo do projeto, em síntese, é refletir teoricamente e fundamentar empiricamente as possibilidades de articulação entre as temáticas buscando sobretudo difundi-la no contexto dos cursos de pós-graduação. Coordenador do Projeto: Prof. César Barreira. Realizei estágio de pesquisa no período de 01 a 20 de outubro de 2007 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em que foram desenvolvidas as seguintes atividades: desenvolver as seguintes atividades: Exposição e discussão da proposta de investigação junto a colegas interessados; Pesquisa bibliográfica e de material fílmico para subsidiar o trabalho; Articulação com Laboratórios e/ou Núcleos de pesquisa voltados às temáticas da sexualidade, corpo e subjetividade (penso, por exemplo, no NESEG Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero), para constituição de pesquisas em conjunto ou intercâmbio com o NUSS; .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 8) Doutorado ( 6) .
Integrantes: IRLYS ALENCAR FIRMO BARREIRA - Integrante / LINDA MARIA DE PONTES GONDIM - Integrante / ISMAEL DE ANDRADE PORDEUS Jr - Integrante / CÉSAR BARREIRA - Integrante / CELINA AMÁLIA RAMALHO GALVÃO LIMA - Integrante / Maria Auxiliadora Lemenhe - Integrante / Beatriz Heredia - Integrante / Julia Maria Pereira de Miranda Henriques - Integrante / Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.