Apresentação

O Núcleo de Estudos sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade - NUSS - é Coordenado pelo Professor Antônio Cristian Saraiva Paiva.

Teve aprovação regimental da Criação pelo Colegiado do Depto. em Reunião de Departamento n. 500, em 23/10/2007.

O Laboratório é vinculado à linha de Pesquisa “Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários”, do PPG em Sociologia da UFC.

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver, de forma sistemática, projetos de pesquisa voltados às temáticas da subjetividade, corpo, gênero e sexualidade, adotando perspectivas teóricas transversais e usando estratégias metodológicas plurais, de modo a enriquecer a inteligência social da sexualidade e das relações de gênero, assim como das transformações contemporâneas subjetivas, dos novos arranjos sociais de idade e família e das práticas culturais relativas a corporalidade (práticas corporais, saúde, sofrimento e doença).

Com base nas pesquisas realizadas pelos integrantes do NUSS, e também a partir da produção local (monografias, dissertações, teses e relatórios de pesquisa), organizar um acervo de dados, documentos e bibliografia sobre as temáticas destacadas acima, que possa ser consultado por diversos pesquisadores, como forma de incentivar e dar visibilidade aos projetos e atividades desenvolvidos.

Incentivar e orientar alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais (e áreas conexas) no desenvolvimento de projetos de monografia, dissertação de mestrado ou teses de doutorado com temáticas ligadas às linhas de atuação e pesquisa deste Laboratório, oferecendo-lhes suporte material (espaço físico, acervo bibliográfico, arquivos, equipamentos, etc.) e o ambiente de debate intelectual (organização de Colóquios, Encontros, Cursos, Seminários e de publicações) indispensáveis ao progresso do trabalho acadêmico.

Estimular a publicação de trabalhos, principalmente na forma de livros (coletâneas), artigos e relatórios, permitindo uma maior visibilidade da produção sobre as temáticas da subjetividade, da sexualidade, do corpo e das relações de gênero.

Contribuir com a linha de pesquisa “Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários” do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, mediante participação em bancas, oferta de cursos, etc.