sexta-feira, 8 de abril de 2016

Ementa grupo de estudos "Sensações em territórios eróticos-dissidentes"




Ementa O grupo surge da necessidade de desenvolver discussões teórico-reflexivas, bem como pensar em metodologias que compreendam a relação entre corpo, sensações e espaço como produtora de novas formas físicas e subjetivas de ser e estar no mundo. Para tanto, pretende-se, a partir da leitura e reflexão dos textos apresentados nas referências bibliográficas, problematizar e compreender de quais formas afetos diversos e divergentes surgem, são organizados e desorganizados em múltiplas territorialidades eróticas-sensíveis. Objetiva-se ainda, a partir da organização das atividades propostas, promover um diálogo entre as pesquisas dos autores a serem utilizados, dos facilitadores da iniciativa e dos integrantes do grupo.

Facilitadorxs
Júnior Ratts 
Mário Fellipe 

Orientação Prof. Dr. Antônio Cristian Saraiva Paiva

Contatos (85) 989288460 – Júnior Ratts
(85) 987664002 – Mário Fellipe Vasconcelos

E-mail: ratts.ufc@gmail.com
fernandesvv10@gmail.com
gested.ufc@gmail.com



Calendário

Mês de Abril
Dia 18/04 – Apresentação do grupo, leitura e discussão do texto “Pesquisa – Fazer o que não se sabe, aprender fazendo” (Cássio E. Viana Hissa).
Dia 25/04 – Leitura e discussão do texto “Retratos de uma orgia: a efervescência do sexo no pornô” (Maria Elvira Díaz-Benítez).
Mês de Maio
Dia 02/05 - Leitura e discussão do texto “Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo” (Suely Rolnik).
Dia 09/05 - Leitura e discussão do texto “Os afectos mal-ditos: o indizível nas sociedades camponesas” (Paulo Rogers).
Dia 16/05 – Leitura e discussão do texto “Silêncio, suor e sexo: subjetividades e diferenças em clubes para homens” (Camilo Albuquerque de Braz).
Dia 23/05 – Leitura e discussão de capítulo a definir do livro “Caças e pegações online: subversões e reiterações de gêneros e sexualidades” (Gilmaro Nogueira).
Dia 30/05 - Leitura e discussão do texto “O negócio do michê” (Nestor Perlongher).
Mês de Junho
Dia 06/06 – Palestra com Alexandre Fleming sobre metodologias de pesquisas em espaços dissidentes.

Bibliografia Básica

BRAZ, Camilo Albuquerque. Silêncio, suor e sexo: subjetividades e diferenças em clubes para homens. (in) DÍAZ-BENÍTEZ, María Elvira; FÍGARI, Carlos Eduardo. Prazeres dissidentes. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

DÍAZ-BENÍTEZ, María Elvira. Retratos de uma orgia: a efervescência do sexo no pornô. (in) DÍAZ-BENÍTEZ, María Elvira; FÍGARI, Carlos Eduardo. Prazeres dissidentes. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 

FERREIRA, Paulo Rogers da Silva. Os afectos mal-ditos: o indizível das sexualidades camponesas. 2006. 173 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

PERLONGHER, Nestor. O negócio do michê. 2ªed. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.         

NOGUEIRA, Gilmaro. Caças e pegações online: subversões e reiterações de gêneros e sexualidades. Luminária Academia, Multifoco Editora, Rio de Janeiro, 2016.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.


Leituras Complementares

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo; n – 1 Edições, 2003.

RATTS, Júnior. O corpo-pornô: reflexões sobre seus desdobramentos sociais e culturais. (in) Revista Polêmica, v.15, n.3, dez. 2015. Disponível em < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/issue/view/1121>. Acesso em 15 de fevereiro de 2016.

VALE, Alexandre Fleming Câmara. 2000. No Escurinho do Cinema: cenas de um público implícito. São Paulo/ Fortaleza: AnnaBlume/Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará.

VASCONCELOS, Mário Fellipe Fernandes Vieira. Meetidos: o monta/desmonta de corpos, performances e identidades gays na Boate Meet – Music & Lounge. Multifoco Editora, Rio de Janeiro, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário