terça-feira, 9 de março de 2021

Programação do Grupo de Estudos Entre Monstras e Anormais




O NUSS convida a todas as pessoas interessadas para o grupo de estudos: Entre Monstras e Anormais.

Serão 6 encontros, realizados sempre às segundas-feira, das 19 às 21 horas, com certificado emitido pelo NUSS, para os participantes que cumprirem 75% de presença.


Objetivo:

O objetivo deste grupo é promover uma discussão inicial sobre as corpas anormais e monstruosas. Pensando o corpo como um espaço investido de diversos poderes que carrega em si potencialidades infinitas de resistência, que subvertem, remodelam e também negociam com as ditas “normalidades” na sociedade moderna e contemporânea. 

Dessa forma, vamos discutir sobre autores que dialogam com o duplo (normalidade x anormalidade), bem como as figurações das corpas anormais e monstruosos na arte e no campo estético.

Percorrendo obras de Michel Foucault, Canguilhem, Paul Preciado, Gayle Rubin, Mary Shelley, Robert Louis Stevenson e Jack Halberstam, Julia Kristeva, buscando pensar a relação da normalidade para além da discussão acadêmico filosófica, e trazer as figurações e imaginários sobre a construção dos "monstros", para então debatermos como se configurou isso do qual o senso comum se refere como normalidade. Nessa perspectiva, também se faz pertinente refletir como esses parâmetros do normal e anormal se manifestam nas formas contemporâneas de pensar o corpo, a saúde, o belo e a abjeção, e de que modos tais aspectos são produzidos e reproduzidos na vida social.


Cronograma: 

Encontro 1 - A discussão da normalidade na ciência - 15.03.21

Encontro 2 -  A ascensão á  normalidade. - 22.03.21

Encontro 3 - Monstras e Anormais na Literatura - 29.03.21

Encontro 4  - Abjeção e Arte - 05.04.21

Encontro 5  - Multitudes anormais -  12.04.21

Encontro 6 - As corpas monstruosas e anormais no Brasil de hoje -  19.04.21


Inscrições: enviar um e-mail para nuss.ufc@gmail.com informando seu nome completo e e-mail 

Nenhum comentário:

Postar um comentário