2024-atual Cuidado, doença e ação coletiva: circulação de sujeitos em serviços de saúde voltados à doença de Alzheimer
Descrição: RESUMO: Esta pesquisa objetiva compreender, a partir das narrativas e experiências de familiares de pessoas diagnosticadas com a doença de Alzheimer, estratégias de cuidado, incorporação e criação de linguagens e percepções sobre a doença e sobre o idoso, envolvendo um trabalho coletivo de "interpretação leiga" sobre o Alzheimer, produzida pelos familiares/cuidadores. Apresente proposta dá continuidade ao diálogo com a socioantropologia das gerações, do corpo e da doença, tendo como suporte empírico um arquivo com narrativas da doença, constituídas através de entrevistas com parentes e cuidadoras/es. Nesta vigência, pretendemos expandir esse arquivo aportando um olhar para as práticas de cuidado e atenção à DA, entendidas enquanto ação coletiva. Para alcançar este objetivo, pretendemos produzir material oriundo de observação participante em serviços de saúde voltados ao tratamento do Alzheimer e outras demências na cidade de Fortaleza, assim como em ambientes virtuais voltados à socialização de saberes, experiências e cuidados sobre a DA. Pretende-se explorar as seguintes dimensões no material empírico: a incorporação de linguagens e práticas médicas no cotidiano das famílias; a distribuição das práticas de cuidado, envolvendo negociações de gênero e geração; a circulação de sujeitos(familiares, cuidadores e pacientes) e suas estratégias de acesso a serviços públicos de saúde voltadas a essa enfermidade. Tomando como inspiração os trabalhos de DAS (2023), HIRATA(2022), BRUGÈRE (2023), LE BRETON (2020) e WHITEHOUSE (2009), pensamos que uma socioantropologia do cuidado permitirá compreender as relações entre conhecimento especializado, políticas de saúde (ainda marcadas pela prevalência para o olhar da vigilância (razão diagnóstica)que o do cuidado) e experiências de alienação entre serviços médicos/especialistas e mundos locais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / Marto de Andrade Pinheiro - Integrante / Wesley Rocha Moura - Integrante / Milena Souza Lourenço - Integrante.
2024- atual. Corpo, Gênero e Sexualidade: Grupo de Pesquisas do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC)
Descrição: Trata-se de um Grupo de Pesquisa, no âmbito do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC), e que se articula às seguintes linhas de pesquisa: 1. Gênero e Diversidade, Cultura e Pensamento Social, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC; 2. Educação, escola e sociedade, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Sociologia (PROFSOCIO). Sob a coordenação dos professores Antonio Cristian Saraiva Paiva e Marcelle Jacinto Silva, o grupo reúne iniciativas de pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação, com o intuito de fornecer instrumental teórico-analítico e metodológico para suas pesquisas, assim como dar visibilidade ao campo de pesquisas sobre identidades, sexualidades e corporalidades nas ciências sociais, destacando contextos tradicionais e deslocamentos nas experiências envolvendo identidades de gênero, sexuais, geracionais, culturas corporais e eróticas. Também está no âmbito da investigação coletiva pesquisa sobre escola, família e parentalidades, subjetividade e sociedade nos processos de dor, sofrimento e saúde/doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / Raquel Guimarães Mesquita - Integrante / Marcelle Jacinto da Silva - Integrante / Juliana Fontes de Almeida - Integrante / Carla Juliana Loiola de Oliveira - Integrante / Taynara Mirelle do Nascimento de Araújo - Integrante / Wesley Rocha Moura - Integrante / Milena Souza Lourenço - Integrante / Gabriel Vicente Pontes - Integrante / Tuany Abreu de Moura - Integrante / Francisco Weriquis Silva Sales - Integrante / VALDEMAR DE FREITAS NETO - Integrante / Rachel D'Amico Nardelli - Integrante / Aline Ribeiro Mendes - Integrante / Pedro Lee Girão Daniel - Integrante / SAMUELSON XAVIER DE LIMA SILVA - Integrante / Poliana Machado Gomes da Silva - Integrante / Erivaldo Silva Teixeira - Integrante / Joana Ferreira Borges - Integrante / Francisco Jardel Rabelo Lima - Integrante / Rayssa Marilia Gomes Cavalcante - Integrante / Maria Eduarda da Silva Barroso Tavares - Integrante / Sabrina Félix de Souza Silva - Integrante / Sabrina Carla Oliveira Sena - Integrante / FRANCISCO AUGUSTO NUNES DE SOUSA - Integrante / BRUNO BRASIL DE ALMEIDA - Integrante.
2024- atual. PESQUISAS SOCIOLÓGICAS EM REDES INTERNACIONAIS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, FORMAÇÃO DE QUADRO DE EXCELÊNCIA E CIRCULAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS
Descrição: Projeto coletivo do PPGS/UFC aprovado no Edital n. 08/2023 FUNCAP INTERNACIONALIZAÇÃO.RESUMO: O projeto de pesquisa Pesquisas Sociológicas em Redes Internacionais: Produção de Conhecimento, Formação de Quadro de Excelência e Circulação de Tecnologias Sociais apresentado a este edital pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará tem o propósito de consolidar processos de internacionalização, fortalecendo e criando redes internacionais de pesquisa, na perspectiva de produção comparada de conhecimentos, formação de quadros de excelência e circulação de tecnologias sociais, com impactos positivos no estado do Ceará, privilegiando inovações, o reconhecimento de Direitos Humanos e a inclusão social. Para tanto, articula planos de trabalhos integrados em subprojetos representativos das linhas de pesquisa do PPGS: História da Sociologia no Ceará; Violência, Poder e Segurança Pública; Relações Raciais, Racismo e Branquitude; Crise do Sistema do Capital e Reconfigurações do Estado; Experiências Geracionais e Saúde; Direitas Latinoamericanas. O conjunto formado pelos subprojetos incorpora tanto matrizes teórico-metodológicas clássicas como as emergentes, produzindo, por meio de análises comparativas em redes internacionais inovações em sociologia contemporânea, enfatizando o compromisso com a elucidação de problemas regionais e nacionais específicos, em perspectiva colaborativa com as experiências de trabalho dos/as cientistas sociais estrangeiros/as que atuarão como parceiros/as. Palavras-chave: Conhecimento e inovação; quadros de excelência; tecnologias sociais; circulação internacional; análises comparativas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (11) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / ANDRÉA BORGES LEÃO - Integrante / ALBA MARIA PINHO DE CARVALHO - Integrante / Fabio Gentile - Integrante / Geisa Mattos Lima - Integrante / Mariana Mont'Alverne Barreto - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
2023- 2024. A família como narradora da doença: interpretações e relatos sobre o Alzheimer e a velhice dependente
Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC), finalizando as atividades da pesquisa do Edital 06/2019 CAPES Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). RESUMO: Recuperando o conceito de "demência", a razão médica constitui-se hoje como "voz autorizada" no diagnóstico da doença de Alzheimer, para significar experiências de desligamento do sujeito de seus laços sociofamiliares, de suas competências cognitivas e adaptativas, assim como de sua própria subjetividade, reconfigurando a imagem social de uma velhice dependente. Interessa-nos, a partir das narrativas de familiares de pessoas com Alzheimer, compreender estratégias de cuidado, incorporação e criação de linguagens e percepções sobre a doença e sobre o idoso, envolvendo um trabalho coletivo de "interpretação leiga" sobre o Alzheimer, produzida pelos familiares/cuidadores. Num diálogo com a socioantropologia das gerações, do corpo e da doença, queremos produzir, enquanto material empírico da pesquisa, um arquivo com narrativas da doença, constituídas através de entrevistas com parentes e cuidadoras/es. Pretende-se explorar as seguintes dimensões nos relatos: a incorporação de linguagens e práticas médicas no cotidiano das famílias; a distribuição das práticas de cuidado, envolvendo negociações de gênero e geração; a "privatização" do cuidado da doença pelas famílias, dada a quase inexistência de políticas públicas de saúde voltadas a essa enfermidade. Os relatos também nos ajudam a a acessar outros idiomas passíveis de significar o Alzheimer sob o prisma, por exemplo, de fatores psicodinâmicos, identificatórios, relacionados a processos de melancolização do sujeito e à economia de vínculos sociofamiliares. Além da metodologia das entrevistas de profundidade, também prevê-se a realização de mapeamento de perfis em redes sociais e sites/comunidades online dedicados à distribuição e compartilhamento de experiências relacionadas ao Alzheimer. O material aí produzido pode ser incluído nesse trabalho de cognição coletiva que visa aproximar o universo de linguagens médicas e científicas à vida cotidiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / Juliana Fontes de Almeida - Integrante / Marto de Andrade Pinheiro - Integrante.
2021- 2023. Diagnóstico, discurso social e narrativas da memória no contexto da Doença de Alzheimer
Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC).RESUMO: A atual pandemia de covid-19 atualizou a categoria epidemiológica de grupo de risco, tensionando a imagem social do idoso. De maneira mais silenciosa, opera a noção de grupo de risco em outro tipo de enfermidade, ligada às patologias relacionadas a perda de memória, lesões cerebrais e senilidade, com a generalização do diagnóstico da doença de Alzheimer. Ao mesmo tempo em que se institui como razão médica para explicar os problemas da memória, tornando-se significante-mestre universal, a doença de Alzheimer não tem ainda merecido a devida atenção da sociedade, permanecendo como enfermidade negligenciada. No que diz respeito aos embaraços contemporâneos para lidar com a memória e o esquecimento, as narrativas biomédicas parecem se constituir como voz hegemônica. A proposta deste trabalho consiste em interrogar criticamente os efeitos do processo de "fisicalização" da experiência subjetiva de organização da temporalidade,materializado na redução neurológica dos problemas de memória associados ao envelhecimento.Através de um diálogo entre etnografias e pesquisas no campo das ciências sociais com a psicanálise, buscamos apreender os efeitos de subjetivação do diagnóstico de Alzheimer. Podemos pensar que há uma silenciosa, mas não menos operativa e violenta, sentença de desaparecimentodo sujeito na objetividade do diagnóstico. Ao mesmo tempo, destacamos um processo de"reprivatização" do trabalho da lembrança dos velhos, objetificado em testes de imagem e clínicos.Também interessa ao trabalho interrogar a tradição dos estudos sociológicos sobre a memória,para quem "toda lembrança individual é lembrança coletiva", como contraponto ao discurso da neurociência, que acena com o desaparecimento do sujeito velho na vivência da doença. A proposta dá continuidade ao mapeamento da produção em ciências sociais sobre a temática. A depender da situação sanitária do País, estão previstas atividades de campo, envolvendo entrevistas e observação participante. Em continuidade da pesquisa, passamos a analisar percepções e experiências sobrea vivência da doença através de entrevistas narrativas (com familiares, cuidadores e profissionais médicos), assim como através de figurações literárias sobre a DA na literatura brasileira contemporânea no século XXI. Apostamos, assim, na potência das narrativas como recurso metodológico que permite conectar relato (auto)biográfico e razão cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / Yuri Patrick Oliveira Marrocos - Integrante / Marto de Andrade Pinheiro - Integrante.
2020- 2024. Pessoa, experiência e temporalidade na vivência da doença de Alzheimer: mapeando sujeitos, saberes e contextos culturais
Descrição: O projeto de pesquisa foi aprovado no Edital 06/2019 CNPq Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e configura-se como iniciativa recente de descoberta de um novo campo de investigações, derivado de estudos anteriores sobre a questão do envelhecimento e suas intersecções com identidades de gênero e sexualidade (Paiva, 2017; 2013). Agora, num diálogo com a saúde, tentamos deslindar uma compreensão socioantropológica de uma doença cujo diagnóstico tem se tornado intimamente ligado ao cuidado dos idosos na contemporaneidade, que representa um grande desafio em termos de implementação de políticas de prevenção e tratamento, o que torna possível entender por que a doença de Alzheimer figura entre as chamadas doenças negligenciadas. Apostamos, assim, na relevância de uma abordagem interdisciplinar deste tipo de enfermidade, na medida em que tal abordagem pode permitir um entendimento mais amplo desta forma específica de enfermidade e sofrimento (Das, 2015; Kleinman et al, 1997), ligada a#768;s formas contemporâneas de laço social. A presente proposta de pesquisa busca, assim, investigar os contextos culturais (saberes, práticas, instituições) relacionados à vivência da Doença de Alzheimer, tomando como categorias analíticas principais as noções de pessoa, experiência, memória e temporalidade. Apresentando-se como canteiro de obras aberto, investigação será realizada em etapas: 1. Mapeamento da produção acadêmica sobre a temática; 2. Identificação de políticas de assistência e saúde voltadas aos pacientes com DA e familiares; 3. Compilação de etnografias e pesquisas de campo que abordem experiências relacionadas à vivência da doença, tais como: relações familiares, relação paciente-cuidadores, grupos de apoio, etc.; 4. Realização de trabalho de campo mediante inserção em contextos médicos e de assistência voltados à prevenção e ao tratamento da enfermidade, assim como realização de entrevistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / Iana Bezerra da Silva - Integrante / Juliana Fontes de Almeida - Integrante / Yuri Patrick Oliveira Marrocos - Integrante / Marto de Andrade Pinheiro - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2018- 2023. Estratégias de fortalecimento da Pós-graduação em Sociologia : redes de pesquisa e internacionalização.
Descrição: Proposta do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará aprovada no Edital FUNCAP/CAPES 04/2017 de Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação.RESUMO: Pretendemos, com a presente proposta, investir num conjunto de ações voltadas para a consolidação de novas redes internacionais de colaboração técnica e acadêmica que venham a impactar na melhoria do ensino, da pesquisa e das produções desenvolvidos no PPGS/UFC, mediante práticas de intercâmbio inovadoras. Podemos sistematizar essas ações nos seguintes eixos estratégicos: I. incremento à internacionalização da produção acadêmica, ampliando a participação em redes internacionais em pesquisa; II. melhoria do ensino da pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / CÉSAR BARREIRA - Integrante / ALBA MARIA PINHO DE CARVALHO - Integrante / Fabio Gentile - Integrante / Geisa Mattos Lima - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
2017- 2021. Epistemologias feministas e Sociologia: para conhecer e situar a produção sociológica brasileira sobre feminismos e gênero.
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vívian Matias dos Santos em 30/11/2017.
Descrição: Trata-se de projeto aprovado na Chamada Universal MCTI/ CNPq No 01/2016Faixa A. O projeto levanta as seguintes indagações: Como a Sociologia no Brasil incorpora/incorporou os estudos feministas e de gênero? Quais os impactos das epistemologias feministas nos estudos sociológicos brasileiros? Diante destas questões, este projeto de pesquisa propõe analisar a história da produção científica brasileira sobre feminismos e gênero no campo dos estudos sociológicos nos últimos 20 anos. Este recorte temporal, que dará conta de perceber um panorama da Sociologia nas últimas duas décadas no país, parte do diálogo feminista com Donna Haraway (1995; 2001) ao apostar na vantagem espistemológica da abordagem parcial, situada. Aqui buscamos perceber as ciências (neste caso a Sociologia) como construções sociais. Deste modo, partimos do pressuposto de que todos os conhecimentos científicos devem ser situados (HARAWAY, 1995; 2001), pois carregam as marcas de seu tempo, espaços e sujeitos cognoscentes que os construíram. Temos, assim, o entendimento de que uma ciência desigual reflete as desigualdades estabelecidas na sociedade onde é construída. Neste sentido, vale mencionar que o recorte temporal proposto para este estudo, ainda, permitirá um olhar para o âmbito das políticas públicas voltadas ao fomento da produção científica feminista e de gênero, desvelando distintos momentos anteriores e posteriores ao Programa Mulher e Ciência, criado em 20051, marco do reconhecimento político das desigualdades de gênero nas ciências brasileiras. Sendo esta uma proposta de abordagem parcial e situada (HARAWAY, 1995; 2001), indagamo-nos: Como tem se dado a produção feminista e de gênero nas pesquisas sociológicas nas distintas regiões do país? Qual a identidade de gênero e/ou sexo dos sujeitos que pesquisam neste campo? Quais as distintas problemáticas abordadas nas publicações no campo da Sociologia brasileira sobre feminismos e gênero? Que metodologias têm sido construídas e privilegiadas nestes estudos? Quais vertentes epistemológicas feministas os alicerçam? Como se apresenta o pensamento feminista na pesquisa sociológica no Brasil, suas filiações e linhagens (PEIRANO, 1995)? Qual o impacto das teorias feministas nos estudos sociológicos brasileiros nas últimas duas décadas? Lançando um olhar para o âmbito das políticas públicas de incentivo aos estudos feministas e de gênero, de que modo o Programa Mulher e Ciência (SPM-PR/MCTI/CNPq) impactou a produção destes estudos na Sociologia, no Brasil?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Integrante / Vivian Matias dos Santos - Coordenador / Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro - Integrante / Flávia da Silva Clemente - Integrante / Henrique da Costa Silva - Integrante / Maria Angélica Pedrosa de Lima Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Descrição: Propomos, na presente pesquisa, avançar algumas questões envolvidas na pesquisa com homens gays idosos, destacando a dimensão das experiências individuais e coletivas relacionadas ao envelhecimento homossexual, assim como finalizar a análise do material empírico, de caráter biográfico, constituído ao longo dos anos de 2013-2015. Ao tomar a noção de ?narrativa biográfica?, queremos destacar vivências, sentimentos e culturas de grupo criadas por esses homens em suas trajetórias, problematizando a idéia de ?ciclo de vida? (Bozon, 2004) ancorado em referentes heteronormativos (casamento, filhos). Que sentidos esses sujeitos conferem às suas experiências biográficas, como negociam identidades de gênero, sexuais e geracionais? O material empírico que subsidia estas reflexões foi produzido a partir de entrevistas com enfoque nas trajetórias e experiências biográficas de indivíduos colaboradores da pesquisa (entre 55 a 70 anos), assim como a partir da inserção em ambientes de sociabilidade de gays idosos na cidade de Fortaleza. Também realizamos entrevistas com homens gays franceses, no período em que realizamos estágio pós-doutoral naquele país. Nesta etapa da pesquisa, pretendemos especificamente realizar a transcrição e a análise sócio-antropológica desse conjunto de entrevistas, constituindo um importante ?arquivo? de histórias de vida (?vidas que se contam?). Entendendo que as narrativas de vida possibilitam articular história coletiva e individual (Gaulejac, 2010), interessamo-nos por recolher fragmentos importantes das trajetórias de vida dos narradores da pesquisa para compreender linguagens, convenções normativas e práticas associadas ao desejo (sexuais, amorosas), ao aprendizado da masculinidade e às identidades homossexuais no Brasil a partir da década de 1960. Daí que, apostamos na relevância deste estudo e deste material ? estamos diante de ?vidas que contam/importam? (Butler, 1993; 2008)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador / Mateus da Silva Gonçalves - Integrante.
2015- 2018. Gênero, sexualidade e envelhecimento: um estudo multimétodos sobre políticas públicas em educação, saúde e direitos humanos
Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo analisar formas de regulação do gênero e da sexualidade em sua articulação com a produção discursiva do envelhecimento, como forma de compreensão dos processos de vulnerabilidade social da população autodeclarada LGBT e outras minorias sexuais e de gênero. Buscamos com esta pesquisa analisar os discursos que se encontram em negociação nas experimentações da cidadania de pessoas em idade igual ou superior a 60 anos. Neste estudo tomamos como problema principal os modos como as politicas e discursos movimentam as práticas sociais e culturais e quais posições de sujeito emergem na intersecção entre geração, gênero e sexualidade. Os resultados desta proposta objetivam oferecer indicadores sobre os processos de vulnerabilidade social, bem como as possíveis formas de enfrentamento ao hetero/sexismo, particularmente na direção dos seus efeitos na produção de agravos em saúde e processos sociais precarizados a partir da violência heteronormativa, LGBTfóbica e etarista. Como resultado amplo, entendemos que este estudo permite maior adensamento sobre as interseccionalidades na regulação das relações de gênero e exercício da sexualidade, entendendo a educação enquanto prática de significação movimentada/ acionada a partir de redes educativas, cotidianos e processos culturais, como plano privilegiado para a promoção da igualdade de gênero e da democracia sexual. O estudo abrange ao menos uma capital em cada uma das cinco regiões que congregam os 27 estados da federação. Para maior aporte no acesso e acompanhamento das demandas de cidadania das pessoas autodeclaradas LGBT e outras minorias sexuais e de gênero, estamos movimentando nossos esforços para articulações junto a associações de representação LGBT nos devidos estados e núcleos de pesquisa sediados nas cidades chave para a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Integrante / Fernando Altair Pocahy - Coordenador / Fernando Seffner - Integrante / William Scheidegger Moreira - Integrante / Rafaela Cotta Leonardo - Integrante / Wladirson Ronny da Silva Cardoso - Integrante / Guilherme Rodrigues Passamani - Integrante / Oliver Barcellos Rezende Pedro da Costa - Integrante / Nelson Santiago - Integrante / Thalles do Amaral de Souza Cruz - Integrante / Andréia Laurita Vieira - Integrante / Rafael Conceição Falcão - Integrante / Mauro Martins Costa Brigeiro - Integrante / Andrew King - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013- 2016. Trajetórias de vida e reconfigurações de corpo, erotismo e identidade de gays idosos
Descrição: A presente pesquisa prolonga as reflexões já desenvolvidas em trabalhos anteriores (Paiva 2012, 2011, 2009), acerca das intercessões entre as categorias analíticas de geração, gênero e sexualidade, privilegiando o contexto do envelhecimento homossexual masculino. Identificamos que, apesar de constituir-se como campo de estudos em expansão, há ainda uma lacuna nos estudos sobre idosos LGBTs levados a termo nas ciências sociais brasileiras. Desse modo, pretendemos avançar sobre a conjunção temática velhice/homossexualidade, visando aprofundar a discussão sobre experiências de sociabilidade, corporalidade, erotismo e identidade a partir de trajetórias de vida de sujeitos colaboradores em nossa proposta de pesquisa. Os procedimentos metodológicos consistirão em observação participante e entrevistas. Para a reconstituição das trajetórias de gays idosos, definimos, provisoriamente, como critérios de escolha dos interlocutores, a autoatribuição da identidade homossexual e a idade de 60 anos. Pretendemos, a partir das narrativas biográficas de nossos sujeitos, abordar: representações, imaginários e usos do corpo (articulado aos marcadores de diferença: geração, raça/cor, classe, etc.); reconfigurações ligadas à identidade (tanto numa dimensão individual quanto coletiva), às estratégias de manejo do silêncio/segredo, assim como às possibilidades de expressão da identidade homossexual; as experiências de socialização ligadas à sexualidade e aos papéis de gênero; as memórias, sociabilidades (intra e extra-geracionais) e culturas associadas à homossexualidade e, finalmente à construção de uma nova visibilidade a respeito dos idosos LGBT no Brasil. Assim, apostamos na relevância do uso de material biográfico como operador metodológico e analítico da articulação entre "interpretações individuais e experiências sociais" (Kofes, 1994). Através das narrativas, reconstituiremos um importante mosaico social dos modos de vida e sociabilidades de LGBTs em Fortaleza nas últimas décadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Cristian Saraiva Paiva - Coordenador.